voltar Cadastro de Soluções de Dessalinização

Cadastro de Soluções de Dessalinização


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) busca pesquisadores, desenvolvedores e fornecedores de sistemas de dessalinização de água, para formar um cadastro de soluções tecnológicas que possam amenizar as severas condições de vida impostas pela seca na região do Semiárido Brasileiro.

A região do Semiárido Brasileiro representa 12% da área do País (1,03 milhão de km2), e é caracterizada pelo clima seco, com poucas e irregulares chuvas, além de elevada evapotranspiração.

O ministro explicou que o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização vai avaliar diferentes soluções para a questão hídrica no semiárido brasileiro, observando eficiência, escala e qualidade das tecnologias.  Os dados serão repassados ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Tendo em vista a existência de inúmeras informações esparsas provindas de diversas fontes sobre tecnologias e métodos para dessalinização de água, foi identificado a necessidade de um cadastro para reunir todas essas informações sem um único banco de dados.

Essa base de informações servirá para auxiliar o MCTIC a identificar todas as soluções tecnológicas disponíveis para dessalinização de água, os respectivos graus de desenvolvimento tecnológico(pesquisa, desenvolvimento e/ou exploração comercial) e as melhores aplicações de cada uma para definir as políticas mais apropriadas para elas.

Os interessados devem enviar as informações solicitadas por meio do preenchimento do formulário eletrônico até 18 de fevereiro de 2019.

 As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail dessalinizacao@mctic.gov.br ou pelo telefone (61) 2033-8035 com Fabio Sahm Paggiaro.