voltar Exposição - Quarta Revolução Industrial

Exposição - Quarta Revolução Industrial


Desde o dia 9 de maio, os postes da ciclovia da Avenida Paulista, em São Paulo, se tornaram cavaletes para receber uma exposição que visa discutir o tema da Quarta Revolução Industrial. É a quarta edição da Exposição de Maio na Paulista, promovida pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) para celebrar o 1º de maio.

Este ano, a UGT quis debater a chamada Quarta Revolução Industrial, já em ampla discussão, inclusive já tendo sido tema de uma das últimas edições do Fórum Mundial de Davos, na Suíça. A grande preocupação é que, por conta da tendência à automatização total das fábricas, um número que pode chegar a 40% dos postos de trabalho devem ser, em breve, eliminados completamente.

Depois de três exposições fotográficas, a organização decidiu trabalhar com ilustrações nesta edição. Com curadoria da DOC Galeria, por Monica Maia e Fernando Costa Netto, foram planejados 30 painéis de 12 m², que vão percorrer um quilômetro da ciclovia da Av. Paulista, entre as esquinas da Rua Augusta e Alameda Campinas. Os selecionados para criar os trabalhos foram os artistas Guto Lacaz e Carla Caffé, com abordagens bem diferentes.

"São dois artistas com linguagens diferentes, mas fizemos isso para deixar a coisa mais palatável", explica Fernando Costa Netto ao Estado.Segundo a organização, a estimativa é que 5 milhões de pessoas passem pela região da mostra durante o mês de exibição, que se encerra em 9 de junho.

A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Av. Paulista. Entre a Rua Augusta e a Alameda Campinas.

Gratuito. Até 9/6

Fonte: O Estado de S. Paulo.