voltar MCTIC lança consulta pública para a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial

Ministro Marcos Pontes lançará documento que propõe uma política nacional que direcione os benefícios da IA para a resolução de problemas concretos do país

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lança nesta quinta-feira (12) a consulta pública da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial. O objetivo é submeter contribuições à proposta elaborada pelo ministério para uma política que potencialize os benefícios da IA no Brasil e a solução de problemas concretos.

A consulta pública será lançada durante participação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Pontes na abertura do Fórum Regional da América Latina e Caribe sobre Inteligência Artificial, organizado pela UNESCO com parceria do Ministério das Relações Exteriores e o MCTIC, realizado na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.

A estratégia propõe seis eixos verticais (Educação e capacitação; Força de trabalho; Pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo; Aplicação pelo governo, Aplicação nos setores produtivos; e Segurança pública) e três eixos transversais (Legislação, regulação e uso ético; Aspectos internacionais; Governança de IA) onde qualquer cidadão ou entidade pode opinar.

Entre as áreas que podem se beneficiar da inteligência artificial no Brasil estão destacadas na proposta o aumento  da competitividade e produtividade, a prestação de serviços públicos, a qualidade de vida da população e a redução das desigualdades sociais. A consulta estará disponível na plataforma Participa.br a partir das 12h desta quinta-feira até as 23h59 do dia 31 de janeiro de 2020.

 

Serviço:

Lançamento da Consulta Pública da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial

Data: Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Horário: 9h

Local: Fórum Regional da América Latina e Caribe sobre Inteligência Artificial, Anfiteatro Camargo Guarnieri – USP, Universidade de São Paulo - R. do Anfiteatro, 109 - Butantã, São Paulo – SP

Fonte: MCTIC