voltar Maratona de inovação vai trazer soluções de identidade digital baseadas em blockchain

Maratona de inovação vai trazer soluções de identidade digital baseadas em blockchain

Criar protótipos funcionais de aplicações voltadas a casos de uso de identidade digital com base em plataformas de desenvolvimento em blockchain. Esse é o principal desafio do hackathon Identidade Digital com Blockchain, que o CPqD vai realizar em parceria com a Venture Hub, em Campinas, nos dias 18 e 19 de maio.

Trata-se do primeiro evento da série de maratonas de inovação batizada de InovaTHON, que o CPqD está programando para este ano. O objetivo é colocar em prática a essência da organização, reunindo competências em prol de desafios de negócios ou tecnológicos, visando concretizar soluções e antecipar o futuro.

Voltado a desenvolvedores, designers e especialistas de negócio, o hackathon Identidade Digital com Blockchain tem o objetivo de trazer soluções para problemas reais nessa área, além de promover o compartilhamento de conhecimento e a aproximação entre os componentes do ecossistema de inovação. “A identificação digital segura, de coisas e pessoas, é um assunto relevante e que ganha uma importância enorme, na medida em cresce o universo de aplicações IoT, por exemplo”, afirma Rodrigo Lima Verde Leal, responsável pelo desenvolvimento do ecossistema blockchain no CPqD.

Durante o hackathon, as equipes inscritas deverão desenvolver soluções de software inovadoras com foco em identidade digital descentralizada de coisas ou de pessoas baseadas em blockchain. “Essas aplicações terão que apresentar um apelo real de mercado, capaz de torná-las economicamente viáveis”, acrescenta Rodrigo Leal.

A maratona será realizada na Venture Hub, que, além de um ambiente amplo com auditório, salas de reunião, espaço de alimentação, áreas de descanso e de descompressão, oferecerá mentoria de negócios, com base em sua vasta experiência em aceleração de startups. Para facilitar o trabalho dos desenvolvedores, os especialistas do CPqD – e também de outras instituições patrocinadoras – darão suporte e mentoria em frameworks de desenvolvimento, como Hyperledger Fabric e Indy.

Os interessados em participar do hackathon Identidade Digital com Blockchain já podem fazer sua inscrição, gratuitamente, pelo site https://joinups.cpqd.com.br/inovathon – onde também estão disponíveis mais informações sobre o evento.

Fonte: CPQD