voltar Pesquisa Roadmap.com mostra gerentes de produto lutando com estratégia e marketing

Pesquisa de gerenciamento de produtos do Roadmap.com 2019

Em uma pesquisa com mais de 500 gerentes de produto, 81% disseram que possuíam estratégia de produto como parte de seu papel. E, no entanto, apenas 25% disseram que a empresa estava clara sobre a estratégia como um todo. Então, como ambos podem ser verdadeiros?

Isso ajuda que um grupo incrivelmente equilibrado de pessoas respondeu à pesquisa. Dos mais de 500 entrevistados, muitos são gerentes de produto experientes. A mistura entre contribuintes individuais e líderes também foi proporcional.

Mas ficamos curiosos em ver que um terço dos entrevistados relatou gastar tanto tempo ajudando em negócios de vendas quanto criando roteiros de produtos. Trabalho árduo, considerando que mais da metade disse que sua empresa vende cinco produtos e 30% de você está construindo e vendendo produtos de mais de 25 produtos. 

Olhando para os dados, rapidamente ficou claro que existem pontos comuns para os gerentes de produto, independentemente da experiência, da indústria e do tamanho da empresa. Existem três temas principais que surgiram como desafios - estratégia, inovação e atividades de entrada no mercado.

Aqui está o que nós encontramos: 

A estratégia é (ainda) uma luta 
 É um desafio definir e manter uma estratégia adequada e coerente”.

Esta foi apenas uma citação, mas havia dezenas mais como ele. Os gerentes de produto citaram consistentemente os desafios que estabelecem uma estratégia clara, estabelecendo metas e iniciativas e rapidamente direcionando a estratégia para as demandas do mercado. Apenas 25% dos entrevistados disseram que a estratégia da empresa era muito clara. Não é surpreendente, mas é certamente decepcionante para aqueles de vocês que estão labutando sem clareza sobre o porquê.

A boa notícia é que, na maioria das vezes, esse é um desafio em que os gerentes de produto podem ter um impacto real na organização. Isso ocorre porque cada decisão de produto que você faz é estratégica - mesmo que você nem sempre a identifique como tal no momento. Realmente, esse desafio é uma oportunidade. Trazer a estratégia para a frente requer confiança e disciplina. Mas essa é uma área em que a maioria dos gerentes de produto tem uma percepção profunda, bem como uma posição na organização para promover ideias que você considera mais importantes.

Pesquisa de gestão de produtos Roadmap.com 2019 - luta de estratégia

O ritmo da inovação decepciona 
"Demorou demais e as pessoas ficaram mais frustradas com a espera do que entusiasmadas com o novo recurso".

Todo mundo quer se mover rápido - mas seus clientes querem que você seja mais ágil, acima de tudo. Hoje, os clientes esperam experiências melhores com mais rapidez e as equipes de produtos acham difícil acompanhá-las. A maioria de vocês disse que ser mais ágil é a meta, mas você acha que as equipes frequentemente não conseguem se mover em um ritmo significativo.

Houve grandes erros em duas frentes relacionadas ao desenvolvimento ágil e à inovação - planejamento e comunicação. Na fase de planejamento, muitas pessoas disseram que freqüentemente havia pouca pesquisa preliminar sobre personas de usuários e a viabilidade de novas funcionalidades. Esse é um passo em falso comum para equipes ágeis ambiciosas quando, na verdade, o planejamento inicial permite que você tome decisões melhores com mais rapidez. Isso é especialmente verdadeiro quando você pode vincular a estratégia e as personas ao trabalho para decisões rápidas de priorização.

No lançamento, a falta de alinhamento interfuncional entre engenharia, produção, vendas e marketing foi a culpada. Dois terços dos senhores disseram que sua empresa gerencia apenas lançamentos "um pouco bem". Assim como a estratégia, essa é uma área em que os gerentes de produto estão em condições de assumir a liderança. Ele começa com uma visão e objetivos claros para que a equipe possa agir rapidamente sem adivinhar quais recursos devem ser priorizados, o que deve ser ignorado e como disponibilizar rapidamente novas funcionalidades ao mercado.

Pesquisa de gerenciamento de produtos do Roadmap.com 2019 - falha no lançamento

As atividades de entrada no mercado sofrem 
"Simplesmente não estava claro para o público qual era nossa missão ou qual era o nosso produto".

Ouch - o tema do desalinhamento de produto e marketing realizado em muitas das respostas dos entrevistados. De canais de comunicação quebrados a prazos perdidos e falta de apoio de marketing, a história era de disfunção. Tudo isso, apesar de mais de 60% dizerem que existem equipes formais de produtos multifuncionais. O que está acontecendo?

Você se encontra com frequência, mas as reuniões e as comunicações não são tão claras ou produtivas. E não há metas unificadoras entre os grupos. Infelizmente, isso leva a lançamentos ruins e a programas de marketing desconectados. As atividades de entrada no mercado sofrem e o mesmo acontece com o valor entregue ao cliente.

A maioria dos lançamentos de produtos sem brilho e os programas de marketing malsucedidos começam com a falta de alinhamento entre o produto e a gestão de marketing. A boa notícia é que as equipes de produtos e marketing estão conversando. O produto só precisa fazer um trabalho melhor, estabelecendo um posicionamento diferenciado do produto e explicando claramente os benefícios exclusivos do produto. Dessa forma, o marketing pode compartilhar as proposições corretas de valor com o comprador certo e as personas do usuário.

Pesquisa de gestão de produtos Roadmap.com 2019 - relação de marketing

Uma coisa é clara: o gerenciamento de produtos está amadurecendo rapidamente. Mas ainda há um longo caminho a percorrer.

A gestão de produtos é fundamental para o sucesso da maioria das empresas hoje em dia. Isso porque o futuro do produto e do negócio como um todo depende das decisões estratégicas de inovação que estão sendo tomadas hoje.

Isso requer uma visão clara, a capacidade de capturar solicitações de clientes, priorizar o que terá o maior impacto e torná-lo eficiente. E requer mensagens claras e programas de marketing eficientes. As equipes de produto e de entrada no mercado devem trabalhar juntas - porque esses são os dois principais grupos responsáveis ??por fornecer uma experiência completa ao mercado.

O que mais a gerência de produtos pode fazer para melhorar a maneira como as empresas inovam e chegam ao mercado?

Você pode estar se perguntando se pode compartilhar digitalmente os resultados e os gráficos incluídos nesta postagem. (Também disponível para download aqui .) A resposta é absolutamente. Você simplesmente precisa atribuí-lo como um relatório do Roadmap.com que foi patrocinado pela Aha! e link para ambos se você quiser usar os dados online.

Pesquisa de gerenciamento de produtos do Roadmap.com 2019
Fonte: Aha!