Você está no portal IPDMAQ
Quero me associar

Projetos e Programas IPDMAQ

Voltar
Projetos e Programas IPDMAQ

Que tal saber mais sobre os projetos de inovação do IPDMAQ?

Acesse os itens abaixo e veja os detalhes.

Desafio ABIMAQ de Inovação

Este programa visa acelerar a transformação digital nas empresas, identificando desafios e propondo soluções inovadoras para os obstáculos encontrados.

O apoio será oferecido às associadas da ABIMAQ, participantes ou não do NAGI Digital (2017 a 2019), que tenham desafios de inovação nos seguintes temas:

  • Produtos (novos produtos, melhoria, inserção de tecnologias)
  • Processos (digitalização, melhoria, integração)
  • Serviços (novos serviços, novos modelos de negócios)

Dúvidas? Entre em contato conosco: ipdmaq@abimaq.org.br

Gestão da Inovação

O programa de Gestão da Inovação (NAGI ABIMAQ) conta com apoio da Finep e do CNPq, para atender as empresas na estruturação de seus projetos de voltados à inovação.

A ABIMAQ criou e estruturou um núcleo para apoiar e prestar serviços de consultoria para 40 empresas da indústria de máquinas e equipamentos.

O programa foi composto das seguintes metas:

Implantar e Operar o NAGI ABIMAQ

O Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação - NAGI foi criado dentro da ABIMAQ, após um processo de planejamento, capacitação da equipe e estruturação da metodologia.

Implementar uma Operação Piloto com uma Rede de Parceiros

Teve como objetivo criar uma governança para o programa e realizar o processo de prospecção e identificação de empresas.

Visitamos possíveis beneficiados e aplicamos uma pesquisa para identificar a maturidade em gestão da inovação, entender se havia interesse em receber o atendimento, e posteriormente selecionamos as empresas.

Capacitar os Colaboradores das Empresas para Geração de Inovação Tecnológica

A finalidade da meta era a realização de um curso à distância em gestão da inovação, dividido em dois módulos: básico e avançado. O treinamento teve a participação de 164 empresas de diferentes segmentos e estados, com um total de 143 profissionais que concluíram todo o conteúdo oferecido.

Realizar Diagnóstico da Situação de Inovação das empresas

Foi elaborada uma análise da situação inicial das empresas selecionadas para o programa, para identificar as necessidades e pontos de melhoria.

Apoiar as Empresas na Elaboração do Plano de Inovação Tecnológica

Após o diagnóstico, oferecemos uma consultoria em gestão da inovação para 48 empresas, com objetivo de auxiliá-las em suas demandas, estruturar seus processos de inovação e elaborar um projeto-piloto com plano de implementação de ações inovadoras.

Saiba mais entrando em contato: ipdmaq@abimaq.org.br

Imersão Tecnológica

Iniciativa cujo objetivo é compreender as demandas tecnológicas das empresas e aproximar de outros negócios que eventualmente tenham a solução necessária.

Saiba mais entrando em contato: ipdmaq@abimaq.org.br

Innovation Tracking

É um programa da ABIMAQ que incentiva a imersão de empresas em ecossistemas de tecnologia e inovação com a finalidade de fortalecer e modernizar as organizações auxiliando na sua transformação digital.

Saiba mais entrando em contato: ipdmaq@abimaq.org.br

MOV∑ Startups Industriais

Criado em 2017, o programa MOV∑ atua como um Hub de empreendedorismo e inovação entre Startups e a Indústria de Máquinas e Equipamentos. Tem como objetivo incentivar a inovação como a principal fonte de geração de valor no setor produtivo, por meio da aproximação entre as indústrias consolidadas e as empresas emergentes.

O programa proporciona um ambiente favorável a geração de negócios, promove encontros e imersões empresariais e demonstra soluções para contribuir com processos de inovação de forma dinâmica, ágil e com menor custo. Além disso, conta com parceiros estratégicos que impulsionam o desenvolvimento de soluções tecnológicas para atender às necessidades das empresas e a geração de novos negócios.

 

Dúvidas? Entre em contato conosco: ipdmaq@abimaq.org.br

NAGI Digital

Incorporar a tecnologia como elemento chave em processos e produtos é fundamental para qualquer empresa, por isso o projeto visa aperfeiçoar as metodologias de gestão da inovação com foco na transformação digital do setor produtivo. 


A CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, firmaram parceria para a estruturação da Rede NAGI Digital, e a ABIMAQ foi uma das 15 entidades selecionadas para participar do programa.

Durante 2021 será estabelecida uma agenda de treinamentos, discussões e o desenvolvimento de um projeto-piloto.

Dúvidas? Entre em contato conosco: ipdmaq@abimaq.org.br

Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0

ABIMAQ e o IPDMAQ desafiaram as indústrias de Bens de Capital a criarem uma linha conceito da Manufatura Avançada, que foi apresentada em sua 1.ª edição na Feira Internacional da Indústria de Máquinas e Equipamentos – FEIMEC de 2016.

A 2.ª edição foi apresentada em 2017 na Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial – Expomafe.

Desde então o projeto foi apresentado todos os anos nas feiras da ABIMAQ, com diferentes tecnologias e elementos de inovação entre as suas edições. A linha conta com a participação de empresas, startups, universidades e agências de fomento do setor.

2023

O projeto de Indústria 4.0 apresentado na Expomafe 2023 foi uma iniciativa conjunta da ABIMAQ em colaboração com mais de 25 empresas, contando ainda com o apoio institucional da ABDI, EMBRAPII e FUNDEP.

Nesta edição, o Demonstrador além de trazer soluções 4.0, desempenhou um papel crucial na consolidação das Rodadas Tecnológicas. Estas rodadas visavam atender às demandas específicas das empresas, com o foco principal de incentivar a adoção de tecnologias digitais tanto na produção quanto na gestão industrial. O objetivo central era impulsionar a eficiência da produtividade, reduzir custos e criar oportunidades para novos modelos de negócios.

 

 

 

2022

O projeto de indústria 4.0 apresentado para FEIMEC 2022, foi realizado pela ABIMAQ em parceria com 22 empresas que demonstraram soluções em manutenção inteligente, rastreabilidade, infraestrutura digital, entre outras, com objetivo de alavancar a indústria através dessas soluções e mostrar que a digitalização é para grande, média e pequena empresa.

Nessa edição, foram apresentadas como novidade, as Rodadas Tecnológicas, modelo de rodadas de negócios entre empresas que pretendem investir em inovação, possibilitando a criação de novos negócios.

 

2019

O demonstrador de tecnologias da Indústria 4.0 apresentado na Expomafe 2019, foi realizado pela ABIMAQ em parceria com 16 empresas. Contou ainda com o patrocínio do BNDES, a participação de startups e instituições de pesquisa e ensino.

As principais soluções trazidas foram o uso de realidade aumentada, realidade virtual, manufatura aditiva, inteligência artificial, eficiência energética, robótica colaborativa e soluções de manutenção prescritiva.

 

2018

O projeto de indústria 4.0 trazido para a FEIMEC 2018 foi realizado com soluções tecnológicas nas áreas de machine learning, inteligência artificial, realidade aumentada e mista, data analytics e biometria facial.

Foi desenvolvido pela ABIMAQ em parceria com 13 empresas, o SENAI SP e com a participação de 4 Startups do Move (Programa de Startups da ABIMAQ), além do apoio do IMT - Instituto Mauá de Tecnologia e do CPqD.

 

 

2017

O projeto apresentado na Expomafe em 2017, foi realizado pela ABIMAQ em parceria com o SENAI SP e outras 12 empresas e 6 startups de tecnologias industriais.

Para demonstrar os desafios práticos da Indústria 4.0, o projeto foi desenvolvido aplicando novas tecnologias e desafios, como a aplicação de realidade aumentada, comunicação em multi-protocolos, aplicação modular, o uso de inteligência artificial e e-learning, manutenção prescritiva, entre outras.

2016

Para demonstrar o conceito de Manufatura Avançada foi desenvolvida na FEIMEC uma linha de montagem experimental, que juntou mais de 23 empresas e entidades.

A linha produzia um acessório para escritório que une as funcionalidades de um porta-lápis e um, porta celular. Ele podia ser personalizado alterando as cores e era feito sob medida bastando escanear o aparelho do usuário.

 


Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Brasília - Distrito Federal

Endereço: SHIS - QI 11 - Bloco "S"
E-mail: relgov@abimaq.org.br

Belo Horizonte - Minas Gerais

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 446 Sala 701 - Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3281-9518
Celular: (31) 98364-9534
E-mail: srmg@abimaq.org.br

Curitiba - Paraná

Endereço: Av. Com. Franco, 1341
Telefone: (41) 3223-4826
Celular: (41) 99133-6247

Recife - Pernambuco

Endereço: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
Telefone: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Endereço: R. Santa Luzia, 735 - sala 1201
Telefone: (21) 2262-5566
Celular: (21) 97204-9407
E-mail: srrj@abimaq.org.br

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Endereço: Av. Assis Brasil, 8787
Telefone: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

Endereço: Estr. Dona Francisca, 8300 - Perini Business Park - Àgora Tech Park - Sala 210
Telefone: (47) 3427-5930
E-mail: srsc@abimaq.org.br

Piracicaba - São Paulo

Endereço: Av. Independência, 350
Telefone: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

Endereço: Av. Pres. Vargas, 2001
Telefone: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

Endereço: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
Telefone: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

Endereço: Avenida Jabaquara, 2925
Telefone: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2024 - Todos os direitos reservados.