Você está no portal IPDMAQ
Quero me associar

Programas de Inovação

Voltar
Programas de Inovação

Que tal saber mais sobre os programas de inovação do IPDMAQ?

Acesse os itens abaixo e veja os detalhes.

Desafio ABIMAQ de Inovação

Este programa visa acelerar a transformação digital nas empresas, identificando desafios e propondo soluções inovadoras para os obstáculos encontrados.

O apoio será oferecido às associadas da ABIMAQ, participantes ou não do NAGI Digital (2017 a 2019), que tenham desafios de inovação nos seguintes temas:

  • Produtos (novos produtos, melhoria, inserção de tecnologias)
  • Processos (digitalização, melhoria, integração)
  • Serviços (novos serviços, novos modelos de negócios)

Dúvidas? Entre em contato conosco: ipdmaq@abimaq.org.br

EMBRAPII

A ABIMAQ e a EMBRAPII formaram uma parceria para a identificação de oportunidades e necessidades das empresas no desenvolvimento de pesquisa e tecnologia. 

No segundo semestre de 2020 atendemos cerca de 20 empresas para realizar a articulação e aproximação com unidades da EMBRAPII, de modo a viabilizar a apresentação de uma proposta de trabalho.

Saiba mais entrando em contato: ipdmaq@abimaq.org.br

Gestão da Inovação

O programa de Gestão da Inovação (NAGI ABIMAQ) conta com apoio da Finep e do CNPq, para atender as empresas na estruturação de seus projetos de voltados à inovação.

A ABIMAQ criou e estruturou um núcleo para apoiar e prestar serviços de consultoria para 40 empresas da indústria de máquinas e equipamentos.

O programa foi composto das seguintes metas:

Implantar e Operar o NAGI ABIMAQ

O Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação - NAGI foi criado dentro da ABIMAQ, após um processo de planejamento, capacitação da equipe e estruturação da metodologia.

Implementar uma Operação Piloto com uma Rede de Parceiros

Teve como objetivo criar uma governança para o programa e realizar o processo de prospecção e identificação de empresas.

Visitamos possíveis beneficiados e aplicamos uma pesquisa para identificar a maturidade em gestão da inovação, entender se havia interesse em receber o atendimento, e posteriormente selecionamos as empresas.

Capacitar os Colaboradores das Empresas para Geração de Inovação Tecnológica

A finalidade da meta era a realização de um curso à distância em gestão da inovação, dividido em dois módulos: básico e avançado. O treinamento teve a participação de 164 empresas de diferentes segmentos e estados, com um total de 143 profissionais que concluíram todo o conteúdo oferecido.

Realizar Diagnóstico da Situação de Inovação das empresas

Foi elaborada uma análise da situação inicial das empresas selecionadas para o programa, para identificar as necessidades e pontos de melhoria.

Apoiar as Empresas na Elaboração do Plano de Inovação Tecnológica

Após o diagnóstico, oferecemos uma consultoria em gestão da inovação para 48 empresas, com objetivo de auxiliá-las em suas demandas, estruturar seus processos de inovação e elaborar um projeto-piloto com plano de implementação de ações inovadoras.

Saiba mais entrando em contato: ipdmaq@abimaq.org.br

Imersão Tecnológica

Iniciativa cujo objetivo é compreender as demandas tecnológicas das empresas e aproximar de outros negócios que eventualmente tenham a solução necessária.

Saiba mais entrando em contato: ipdmaq@abimaq.org.br

Innovation Tracking

É um programa da ABIMAQ que incentiva a imersão de empresas em ecossistemas de tecnologia e inovação com a finalidade de fortalecer e modernizar as organizações auxiliando na sua transformação digital.

Saiba mais entrando em contato: ipdmaq@abimaq.org.br

MOV∑ Startups Industriais

Criado em 2017, o programa MOV atua como um hub de inovação para aproximar as indústrias de máquinas e equipamentos e as startups. Garantimos um ambiente propício para a geração de negócios, promovendo encontros e imersões empresariais, e demonstrando soluções para contribuir com processos de inovação de forma dinâmica, ágil e com menor custo.

Dúvidas? Entre em contato conosco: ipdmaq@abimaq.org.br

NAGI Digital

Incorporar a tecnologia como elemento chave em processos e produtos é fundamental para qualquer empresa, por isso o projeto visa aperfeiçoar as metodologias de gestão da inovação com foco na transformação digital do setor produtivo. 


A CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, firmaram parceria para a estruturação da Rede NAGI Digital, e a ABIMAQ foi uma das 15 entidades selecionadas para participar do programa.

Durante 2021 será estabelecida uma agenda de treinamentos, discussões e o desenvolvimento de um projeto-piloto.

Dúvidas? Entre em contato conosco: ipdmaq@abimaq.org.br

Projeto Indústria 4.0

ABIMAQ e o IPDMAQ desafiaram as indústrias de Bens de Capital a criarem uma linha conceito da Manufatura Avançada, que foi apresentada em sua 1.ª edição na Feira Internacional da Indústria de Máquinas e Equipamentos – FEIMEC de 2016.

A 2.ª edição foi apresentada em 2017 na Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial – Expomafe.

Desde então o projeto foi apresentado todos os anos nas feiras da ABIMAQ, com diferentes tecnologias e elementos de inovação entre as suas edições. A linha conta com a participação de empresas, startups, universidades e agências de fomento do setor.

2019

O demonstrador de tecnologias da Indústria 4.0 apresentado na Expomafe 2019, foi realizado pela ABIMAQ em parceria com 16 empresas. Contou ainda com o patrocínio do BNDES, a participação de startups e instituições de pesquisa e ensino.

As principais soluções trazidas foram o uso de realidade aumentada, realidade virtual, manufatura aditiva, inteligência artificial, eficiência energética, robótica colaborativa e soluções de manutenção prescritiva.

2018

O projeto de indústria 4.0 trazido para a FEIMEC 2018 foi realizado com soluções tecnológicas nas áreas de machine learning, inteligência artificial, realidade aumentada e mista, data analytics e biometria facial.

Foi desenvolvido pela ABIMAQ em parceria com 13 empresas, o SENAI SP e com a participação de 4 Startups do Move (Programa de Startups da ABIMAQ), além do apoio do IMT - Instituto Mauá de Tecnologia e do CPqD.

2017

O projeto apresentado na Expomafe em 2017, foi realizado pela ABIMAQ em parceria com o SENAI SP e outras 12 empresas e 6 startups de tecnologias industriais.

Para demonstrar os desafios práticos da Indústria 4.0, o projeto foi desenvolvido aplicando novas tecnologias e desafios, como a aplicação de realidade aumentada, comunicação em multi-protocolos, aplicação modular, o uso de inteligência artificial e e-learning, manutenção prescritiva, entre outras.

2016

Para demonstrar o conceito de Manufatura Avançada foi desenvolvida na FEIMEC uma linha de montagem experimental, que juntou mais de 23 empresas e entidades.

A linha produzia um acessório para escritório que une as funcionalidades de um porta-lápis e um porta celular. Ele podia ser personalizado alterando as cores e era feito sob medida bastando escanear o aparelho do usuário.


Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Belo Horizonte - Minas Gerais

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 446
Telefone: (31) 3281-9518

Curitiba - Paraná

Endereço: R. Mal. Deodoro, 630
Telefone: (41) 3223-4826

Recife - Pernambuco

Endereço: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
Telefone: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Endereço: R. Santa Luzia, 735
Telefone: (21) 2262-5566

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Endereço: Av. Assis Brasil, 8787
Telefone: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

Endereço: R. Dona Francisca, 8300
Telefone: (47) 3427-5930

Piracicaba - São Paulo

Endereço: Av. Independência, 350
Telefone: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

Endereço: Av. Pres. Vargas, 2001
Telefone: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

Endereço: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
Telefone: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

Endereço: Avenida Jabaquara, 2925
Telefone: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2021 - Todos os direitos reservados.