Você está no portal IPDMAQ
Quero me associar

ABIMAQ Inova

Voltar
ABIMAQ Inova

Um evento anual que foi criado em 2008 com o foco de promover a conscientização e a mobilização de empresas do segmento de bens de capital para a importância da inovação como instrumento de crescimento sustentável e de competitividade.

2008: O Começo

A primeira edição do ABIMAQ Inova trouxe o relato de empresas do setor de máquinas e equipamentos, a respeito do seu nível de maturidade em inovação.

Com a participação de 234 pessoas presencialmente e mais 150 on-line, o público incluiu executivos de diversos segmentos do setor e contou com depoimentos sobre como empresários conseguiram implementar a inovação em seus negócios, em um painel com a intermediação do mágico Marcos Zanqueta.

2009: Instrumentos de Apoio à Inovação

O ABIMAQ Inova foi realizado no dia 21 de outubro e tinha como propósito disseminar e validar os instrumentos de apoio à inovação, como financiamentos, subsídios, incentivos fiscais, entre outros. A mediação foi feita por Waldez Ludwig.

O evento contou com a presença de 249 pessoas, na sua maioria, empresários e executivos de empresas do setor de máquinas e equipamentos de várias regiões do país, entre elas: Brasília (DF), Grande São Paulo e Capital, Campinas, Jundiaí, São José dos Campos, Londrina, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza.

Houve também uma grande participação on-line que chegou a 351 pessoas, sendo algumas de outros países: Estados Unidos, Canadá, Argentina, Finlândia e Dinamarca.

2010: A Importância da Inovação

O ABIMAQ Inova de 2010 teve como foco promover, sensibilizar e estimular as empresas do segmento de bens de capital, representadas por seus dirigentes e equipe técnica, para a importância da inovação com o objetivo de aumentar a competitividade e impulsionar a economia.

Esta edição mobilizou 668 representantes da indústria de máquinas e equipamentos para participarem nos eventos técnicos. Desses, 414 assistiram pessoalmente e 254 à distância. Nos casos presenciais, o destaque foi o seminário regional de Porto Alegre (RS) que contou com a maior frequência.

As participações à distância foram feitas por um hotsite, que somou mais de 160 visitas somente durante o seminário nacional, oriundas de 5 países e 34 cidades.

2011: Desenvolvimento Tecnológico

A 4.ª edição do ABIMAQ Inova reforçou a importância do desenvolvimento tecnológico para o setor, apresentando estudos e cases de sucesso, com foco na energia - essência das economias modernas e componente básico do crescimento econômico - visando a construção de uma agenda de tecnologia para a política industrial do país.

A palestra de abertura foi ministrada por Sérgio Abranches, com o tema: “Sustentabilidade e Inovação: os Desafios do Século XXI”. Foi realizada também a apresentação de um estudo sobre “As Perspectivas para o Desenvolvimento Tecnológico Setorial”, com os professores David Kupfer do Instituto de Economia da UFRJ; Ricardo Naveiro, Escola Politécnica UFRJ e Rodrigo Sabbatini, NEIT – Instituto de Economia UNICAMP.

Contamos com a presença de mais de 120 pessoas, no auditório da ABIMAQ e com a participação remota de empresas de vários lugares do Brasil e exterior. Foram registradas mais de 100 visitas, de 3 países diferentes e 10 cidades brasileiras.

2012: Incentivos Fiscais

A 5.ª Edição do ABIMAQ Inova foi focada em "Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica". 

O evento foi realizado na sede da ABIMAQ em São Paulo, no dia 28 de novembro e apresentou a importância da inovação para os negócios.

Este ano, o evento contou com patrocínio do SENAI e da ABDI e com a participação de mais de 300 pessoas entre presencial e on-line.

2013: Design como Diferencial

A sexta edição do ABIMAQ INOVA, que também foi realizada na sede de São Paulo e organizado pelo IPDMAQ e a ABIMAQ no dia 28 de novembro, trouxe como tema "O Design como Diferencial Competitivo".

O evento contou com apoio da Apex Brasil e apresentou palestras e cases de sucesso mostrando a importância do olhar criativo do design na competitividade da indústria de bens de capital. O evento também contou com os patrocínios de LWT Sistemas, SAP e SENAI.

2014: Indústria do Futuro

O ABIMAQ Inova de 2014 aconteceu no dia 2 de dezembro na sede da ABIMAQ em São Paulo, foi a 7.ª Edição do evento e teve o tema "Indústria do Futuro – BK Inteligente".

Os principais pontos discutidos foram os sistemas flexíveis de produção, a manufatura aditiva e a fábrica digital. Também foram abordados os programas de financiamento à inovação, de instituições como ABDI, SEBRAE, FINEP, BNDES, CNI, SIEMENS, FESTO e GE.

2015: Feira de Negócios

O evento foi realizado no dia 26 de novembro, e o tema desta vez foi “Soluções para Inovar”.

A edição do ABIMAQ Inova foi realizada em parceria com a EMBRAPII e, além das palestras, pela primeira vez foi elaborada uma feira de negociação, que contou com a participação de grandes empresas.

O objetivo foi apresentar e discutir soluções e tendências tecnológicas, sistemas de apoio à inovação e cases de sucesso, visando contribuir e aumentar os investimentos em processos P&D (pesquisa e desenvolvimento).

2016: O Universo das Startups

O ABIMAQ Inova edição 2016, foi realizado no dia 24 de novembro e teve como foco o tema "Startups".

Tivemos a participação de 8 palestrantes vindos de Startups, para apresentar esse novo segmento com grande potencial. Essa categoria de empresa se encaixa em um perfil iniciante, muitas vezes ainda sem nenhuma estrutura, mas com um modelo de negócios escalável e que se baseia fortemente em inovação.

O tema despertou a curiosidade dos participantes e a presença chegou a mais de 130 pessoas, com mais 50 acompanhando o evento on-line.

2017: Novos Modelos de Negócios

Em 2017, o ABIMAQ Inova foi realizado no dia 28 de novembro, na sede da instituição, em São Paulo. O tema foi “A Indústria em Transformação: Novos Modelos de Negócios”.

Comemorando a 10.ª edição, foram apresentados cases de sucesso na utilização das tecnologias voltadas aos novos modelos de negócios que surgiram a partir da facilidade de acesso às tecnologias de cloud computing, redes sociais, mobilidade, inteligência artificial, IoT, sensores, entre outras.

2018: Líderes que Inspiram

O ABIMAQ Inova 2018 foi realizado em 22 de novembro na sede da entidade, e seu tema principal foi "A Transformação Digital da Indústria – Líderes que Inspiram".

O fórum de inovação da indústria de máquinas e equipamentos trouxe líderes empresariais para debater sobre as mudanças no setor, destacando a formação de equipes multidisciplinares, com integrantes que agreguem conhecimento e transformem as diversidades em força.

2019: Segurança de Dados

A 12ª edição do ABIMAQ Inova reuniu líderes de grandes empresas para debater sobre cibersegurança, tecnologias de defesas, ciberataques e proteção de dados (LGPD).

O foco em 2019 foi apresentar cases de empresas que compreendem e utilizam no seu dia a dia esforços para manter uma política clara de segurança de dados que seja aplicada a todos os públicos.

 

2020: Semana Digital - Indústria Xperience

Devido à pandemia, o ABIMAQ Inova de 2020 mudou o seu formato e sua 13.ª edição foi realizada totalmente on-line, durante a Semana Digital - Indústria Xperience, de 10 a 12 de novembro. 

Foi desenvolvida uma plataforma de negócios que reuniu marcas expositoras e visitantes compradores das feiras FEIMEC (Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos) e Expomafe (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial), e incluiu conversas sobre promoção de tecnologia, tendências de mercado, produção e relacionamento com o setor industrial.

O evento abordou diversos temas relacionados às novas tecnologias, como Internet das Coisas (IoT), redes 5G, Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), Big Data, Inteligência Artificial, e Blockchain.

2021: ABIMAQ Inova na Plataforma Indústria Xperience

A Transformação Digital na Retomada da Indústria
 
A 14ª edição do ABIMAQ Inova foi realizado em 08 a 10 de junho de 2021 na Indústria Experience, uma plataforma virtual de eventos da FEIMEC e EXPOMAFE, com o tema principal a “Transformação Digital na Retomada da Indústria".
O evento contou com a participação de empresas que compartilharam suas experiências e tecnologias auxiliadoras para o avanço da transformação digital da indústria.
Foram apresentados dois painéis com temas importantíssimos para a indústria, o primeiro sobre a Engenharia Digital e o segundo sobre Internet Industrial.
 

A Transformação da Indústria pela Inovação
 
Em sua 15ª edição, o ABIMAQ Inova aconteceu no segundo semestre 2021, tendo como foco a transformação da indústria com soluções inovadoras.

2022: A Indústria no Metaverso

Em 8 de novembro de 2022, o ABIMAQ Inova volta a ser realizado em formato presencial, na sede da instituição, em São Paulo, com o tema “A Indústria no Metaverso".

Participação especial do professor Silvio Meira, fundador do Porto Digital de Recife, que contribuiu para o entendimento do Metaverso e seus impactos na sociedade. Neste evento, havia um ambiente imersivo com aplicações do Metaverso para a indústria.

2023: A Inteligência Artificial na Indústria

Em 30 de novembro de 2023, o principal fórum de inovação do setor teve sua 17ª Edição. Neste ano, o evento foi realizado no formato presencial, contando com transmissão ao vivo.

O tema apresentado foi A Inteligência Artificial na Indústria, e pudemos observar os avanços tecnológicos trazidos com a utilização da IA nas aplicações industriais. Além de palestras, o evento contou com demonstrações imersivas de Inteligência Artificial, exemplificando tudo aquilo que foi apresentado anteriormente. 


Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Brasília - Distrito Federal

Endereço: SHIS - QI 11 - Bloco "S"
E-mail: relgov@abimaq.org.br

Belo Horizonte - Minas Gerais

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 446 Sala 701 - Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3281-9518
Celular: (31) 98364-9534
E-mail: srmg@abimaq.org.br

Curitiba - Paraná

Endereço: Av. Com. Franco, 1341
Telefone: (41) 3223-4826
Celular: (41) 99133-6247

Recife - Pernambuco

Endereço: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
Telefone: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Endereço: R. Santa Luzia, 735 - sala 1201
Telefone: (21) 2262-5566
Celular: (21) 97204-9407
E-mail: srrj@abimaq.org.br

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Endereço: Av. Assis Brasil, 8787
Telefone: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

Endereço: Estr. Dona Francisca, 8300 - Perini Business Park - Àgora Tech Park - Sala 210
Telefone: (47) 3427-5930
E-mail: srsc@abimaq.org.br

Piracicaba - São Paulo

Endereço: Av. Independência, 350
Telefone: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

Endereço: Av. Pres. Vargas, 2001
Telefone: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

Endereço: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
Telefone: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

Endereço: Avenida Jabaquara, 2925
Telefone: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2024 - Todos os direitos reservados.