Você já ouviu falar sobre marketing de influência para B2B? Se não, está perdendo uma excelente oportunidade de alavancar seus negócios com essa poderosa estratégia. Ela consiste em utilizar pessoas que têm autoridade e credibilidade em um determinado assunto ou nicho de mercado para divulgar uma marca, produto ou serviço.
Muito popular no mercado B2C, no qual as marcas buscam se aproximar dos consumidores finais por meio de recomendações e opiniões de celebridades e influenciadores digitais que eles seguem e confiam, o marketing de influência também pode ser aplicado nas estratégias de vendas entre negócios. Na indústria, por exemplo, essa abordagem de marketing digital pode impactar significativamente os resultados.
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O marketing de influência é uma estratégia que já vem sendo utilizada há anos pelo mercado B2C, ou seja, voltado para consumidores finais. Nesse caso, as marcas utilizam celebridades e influenciadores digitais que têm muitos seguidores nas redes sociais para divulgar um produto ou serviço.
O objetivo dessa parceria é se conectar com o público-alvo da empresa de maneira mais fácil e assertiva. Afinal, essas personalidades têm grande poder de influenciar a decisão de compra de outras pessoas.
E com o mercado B2B isso acontece de forma parecida. A grande diferença é que nesse caso os influenciadores digitais não são celebridades. Na verdade, eles são especialistas ou líderes de opinião em um determinado assunto ou nicho de mercado. Ou seja, são consultores, analistas, engenheiros, arquitetos, médicos e vários outros profissionais renomados em suas áreas de atuação.
Esses profissionais podem ajudar as empresas a se posicionarem como autoridades em seu mercado, fornecendo informações e insights valiosos para os tomadores de decisão. Eles também podem gerar mais visibilidade, credibilidade e confiança para a marca, aumentando o seu reconhecimento e reputação.
O marketing de influência B2B tem algumas características que o diferenciam do marketing de influência B2C. A seguir listamos as principais:
O marketing de influência para B2B pode trazer vários benefícios para as marcas. Veja alguns exemplos:
O marketing de influência pode impactar diretamente nos resultados de uma empresa ao gerar mais reconhecimento, reputação e receita. De acordo com a Tomoson, a estratégia é a forma mais rentável e rápida de adquirir clientes on-line. Segundo a plataforma, a cada dólar investido em influenciadores, as empresas ganham em média US$ 6,50.
Uma pesquisa realizada pela Nielsen revelou, inclusive, que 71% dos consumidores confiam nos produtos sugeridos por influenciadores. E segundo a Influencer Marketing Hub, o marketing de influenciadores deve crescer 29% e alcançar US$ 21,1 bilhões até o final de 2023.
O fato é que diversas empresas já perceberam o quanto o marketing de influência pode impactar expressivamente em seus resultados. O influencer e empresário Nobru (Bruno Goes dos Santos), por exemplo, já participou de campanhas publicitárias para a Casas Bahia, Banco Next e outras empresas renomadas.
Para promover produtos e serviços de maneira assertiva com o marketing de influência para B2B, é preciso seguir alguns passos:
O primeiro passo para investir no marketing de influenciadores é definir o que você quer alcançar com a estratégia. Você pode, por exemplo, usar a opinião de especialistas para aumentar o tráfego do seu site ou blog, gerar leads ou aumentar as vendas.
O segundo passo é conhecer o seu público-alvo, ou seja, quais empresas você deseja atingir com o marketing. Nesse caso, o melhor caminho é fazer uma pesquisa de mercado para conhecer as características, necessidades e preferências dessas empresas. Inclua na pesquisa também os seus concorrentes diretos e indiretos.
O terceiro passo para criar uma estratégia de marketing de influência para B2B é escolher os influenciadores digitais que sejam relevantes para o seu negócio, o seu público e os seus objetivos comerciais.
Para isso, procure analisar critérios como o tamanho da audiência do influencer, o nível de engajamento com os seguidores, a qualidade do conteúdo, a reputação e a afinidade com a sua marca. Lembre-se de que eles precisam ter autoridade e credibilidade no seu segmento para se conectarem com o seu público-alvo de forma autêntica e relevante.
O próximo passo é escolher as plataformas digitais que você vai utilizar para se comunicar com o seu público-alvo. Se você vende máquinas e equipamentos industriais, por exemplo, canais como blogs, sites e LinkedIn podem ser os mais interessantes.
Escolhida a plataforma, é hora de definir o seu conteúdo e a sua mensagem. Ou seja, quais são os temas e os formatos que você vai utilizar para se comunicar com o seu público-alvo. É possível investir em artigos, vídeos, infográficos, e-books, cases e depoimentos. O importante é que os conteúdos sejam originais, relevantes e informativos.
Por fim, acompanhe os indicadores de desempenho da sua estratégia de marketing de influência e analise se você está atingindo os seus objetivos e metas. Use ferramentas de análise para medir o alcance, o engajamento, as conversões e o retorno sobre o investimento da sua campanha.
Como apresentamos neste artigo, o marketing de influência para B2B é uma estratégia que pode trazer muitos benefícios para empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas, incluindo a indústria. Ao se associarem a influenciadores digitais relevantes em seus segmentos, elas podem aumentar a visibilidade, a credibilidade e as vendas da sua marca.
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